02/07/2017 – Deus de Pacto (Aliança), Deus de Promessa – Parte I
Por Comunicação BNA | 189 Visualizações | 03/07/17

 

DEUS DE PACTO (ALIANÇA), DEUS DE PROMESSA – PARTE I

Gênesis 12: 1-3

Sem. 02 a 08/07/17

 

Iniciamos mais um mês e com ele uma chamada tremenda da parte do nosso Deus. O Senhor nos levará esse mês ao entendimento e a essência de viver em ALIANÇA, mergulhe nesse tema e verá as promessas do Pai serem estabelecidas sobre sua vida.
Quando Deus criou o homem, estabeleceu com ele uma aliança, mesmo essa aliança sendo quebrada pelo pecado, na essência do homem há a necessidade de andar em aliança. A sociedade vive firmando alianças e estabelecendo pactos. Vemos alianças partidárias, alianças entre nações, alianças entre amigos, entre família, aliança conjugal que é simbolizada pelo anel de Aliança. A questão é que muitas vezes as pessoas não se firmam nas Alianças estabelecidas. E o que significa Aliança? A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa. A aliança tem um formato circular, o que é um simbolismo de eternidade, porque o círculo não tem princípio nem fim.
Quando olhamos para o texto de Gênesis, fica clara para nós a aliança, o pacto estabelecido por Deus com Abrão e percebemos que antes de qualquer coisa, Deus coloca uma condição para Abrão: SAIR DO MEIO DA SUA PARENTELA, DA CASA DE SEU PAI E IR…. Quem era Abrão? Abrão era filho de Tera, da descendência de Sem, um dos filhos de Noé. Abrão cresceu em Ur dos Caldeus, uma importante cidade do mundo antigo. Arqueólogos descobriram evidências de uma próspera civilização naquele local, nos dias de Abraão. A cidade mantinha um vasto comércio com seus vizinhos e possuía uma grande biblioteca. Tendo crescido em Ur, possivelmente Abrão foi homem bem instruído. Esse era Abrão a quem Deus fez um pacto. Seu nome foi mudado para Abraão (Gn 17:5) que significa pai de numerosas nações. E a consolidação do pacto ou da aliança é a promessa. Quando há o cumprimento do pacto, a promessa se concretiza. Mas para alcançarmos a promessa de Deus em nossas vidas é necessário:

 

1. Sair do nosso comodismo: O versículo primeiro do texto de Gênesis inicia-se com uma direção de Deus para a vida de Abrão: Sai da tua terra, da sua parentela, da casa de teu pai…. Percebemos que Abrão estando nesse lugar não conseguiria cumprir e viver o que Deus tinha para sua vida, então o Senhor lhe direciona em sair. Quando olhamos ao nosso redor podemos notar que muitas coisas nos prendem e nos impedem de viver o que Deus tem para nós, poderíamos elencar várias, mas uma delas é o nosso comodismo. Temos vivido tempos em que as pessoas não querem mais se lançar diante da chamada de Deus para sua vida, não querem mais viver os princípios da Palavra de Deus, ficam acomodadas com seus achismos e servem a Deus sem estabelecer aliança sólida. É tempo de rompermos com esse hábito em nossas vidas, pois muitas vezes nos acomodamos aos confortos das nossas rotinas que nos mantém afastados do propósito de Deus. Hoje tome uma decisão e estabeleça uma verdadeira aliança com DEUS, e assim viverá cada uma das suas promessas.

 

2. Ir em direção a promessa: O Senhor só estabelece a aliança com Abrão depois que ele cumpre a direção de Deus, saindo do meio do seu comodismo e indo. Ir envolve romper com prisões, se libertar de algo que nos prende, romper com as circunstâncias que nos rodeiam, avançar rumo a direção de Deus. O Senhor nos direciona hoje a irmos em direção a promessa Dele pra nossa vida.

 

Conclusão: Quando entendermos o que é viver em Aliança, alcançaremos a promessa que foi revelada a Abrão no versículo 03 e se estende a nossas vidas hoje: abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as nações da Terra…. Viva em aliança com o Eterno e todas as suas promessas se cumprirão em sua vida.

 

Pastores Fabiano e Wivian
02/07/2017. “ 2017 – A Minha Família no Altar”
Acesse: www.bna12.com.br

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 Top