10/01/2016 – Oração combustível para uma vida mais profunda com Deus
Por Comunicação BNA | 518 Visualizações | 11/01/16

o-valor-da-oracao-fe-em-jesus

Sem.10/01 a 16/01/2016
Mc. 1:35; Mt. 14:23; Lc. 6;12

Oração: Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com Deus através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos. Ela pode ser feita de forma individual ou em grupo, em público ou privado.

Sinônimo de orar: comunicar, conversar, discursar, exprimir, falar, implorar e suplicar.

De todas as disciplinas espirituais, a oração é a principal, porque nos conduz a uma comunhão com o Pai. A oração cria vida e muda a vida. Todos que caminharam com Deus consideraram a oração a atividade principal da vida. Exemplos: Jesus orava de manhã (Mc. 1.35), a tarde (Mt 14.23), a noite e de madrugada (Lc 6.12). O anseio de Davi por Deus rompeu as cadeias prazerosas do sono (Sl 63.1). Existem grandes nomes da reforma, que consideravam a oração um ato primordial para alcançar seus objetivos:

John Wesley afirmou: “Deus não faz nada que não seja em reposta à oração” nutria essa convicção dedicando duas horas diárias ao exercício sagrado.

Martinho Lutero disse: Tenho tanto o que fazer que não consigo prosseguir sem gastar três horas diárias em oração. Ele sustentava o lema: “Aquele que ora bem, estuda bem.”

Para eles, orar era respirar!!! Precisamos, assim como esses grandes homens, termos uma vida de oração ativa.

  1. Não orar como os hipócritas (Mt 6:6) : O termo grego “tameion” é mais sugestivo do que quarto. “Tameion” é um depósito subterrâneo; aquele ambiente da casa onde guardamos nossas bagunças, ou algum tesouro escondido – por isso, lugar de acesso somente dos mais íntimos. Lugar que ficamos despidos e não sentimos necessidade de nenhuma capa. Orar no “tameion” não é apenas orar num lugar, é orar com uma condição interior de total transparência diante do Pai. É uma disciplina espiritual que nos ajuda a crucificar o exibicionismo e a hipocrisia.
  2. Orar é mudar: A oração é a principal via usada por Deus para nos transformar. Se não estivermos dispostos a mudar, deixaremos a oração de lado, e ela não será mais uma característica perceptível em nossa vida. Quanto mais próximos chegarmos do coração pulsante de Deus, mais enxergaremos a necessidade de sermos parecidos com Cristo e mais desejaremos isso.
  3. Oração e ação (Ne 6.9):A oração não elimina a ação, nem esta elimina oração. Neemias soube valorizar uma e a outra.

Conclusão: Nossa tendência é de nos flagelarmos, por não vivermos como esses grandes homens de Deus, mas devemos lembrar-nos de que Deus sempre nos encontra onde estamos e  nos leva a regiões mais profundas. Corredores eventuais não passam repentinamente a competir em maratonas. Eles se preparam, treinando durante o tempo certo. Da mesma forma a vida de oração é um exercício, ela é o combustível para nos levar a uma vida mais profunda com Deus.  Desanimados x desafiados? (a ter uma vida de oração).

Juliano Oliveira e Rebecca Crisley
2016 “Ano da Reforma”
www.bna12.com.br

1 Comentário

  1. Me digas com quem andas e eu te direi quem és. Oração é assim, quanto mais tempo com Deus, mais parecido com Ele. Uma Semana de Oração Abençoada, para todos nós!

Deixe o seu comentário!

 Top