17/09/2017 – QUEBRANDO O JUGO DA ANSIEDADE DESNECESSÁRIA
Por Comunicação BNA | 107 Visualizações | 19/09/17

“QUEBRANDO O JUGO DA ANSIEDADE DESNECESSÁRIA”

 

Filipenses 4:2-8 Sem. 17 a 23/09/17

 

A igreja de Filipos nasceu entre os anos 60-65 d.C. fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária, uma igreja que nasceu em meio a muitas perseguições. O início da igreja limitava-se a poucos irmãos (algumas mulheres que reuniam-se às margens do rio, tendo Lídia, uma vendedora de púrpura, como umas das primeiras conversões, logo se uniu ao grupo de convertidos o carcereiro de Filipos e sua família. Jesus Cristo é o tema central desta carta e, o objetivo de Paulo é o de levar os filipenses a “confiar no Seu poder ilimitado na vida cristã”; e por isso “Ele é a fonte de toda provisão para os Seus filhos”.

Paulo escreve esta carta durante o período em que estava preso em Roma, e trata de vários assuntos comuns a igreja, mas devido ao tempo que temos nos deteremos ao tema tratado no capítulo 4. Em Cristo, temos toda sorte de provisão e confiados em Suas promessas podemos vencer toda “Ansiedade” (talvez um mal que tem atingido muitas pessoas convertidas a cristo).

“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. (Filipenses. 4:19)

 

1. Mantenha o bom ânimo – “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra” (Salmos 34:19). Jesus afirma que no mundo teremos aflições: “…mas tenham bom ânimo” (João 16:33). Paulo afirma que podemos estar atribulados, mas não angustiados, podemos até ficar perplexos, mas não desanimamos, perseguidos, mas não desamparados (2ª Coríntios 4:8,9). Ele insiste para que a igreja de Filipos não perca os ânimos, pois independentemente das circunstâncias podemos confiar no poder do nosso Deus. Nele podemos vencer! “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13). Quando focamos demasiadamente os problemas, as circunstâncias passam a nortear a nossa vida, começamos a viver debaixo dos efeitos dos problemas. Nos tornamos escravos da ansiedade e perdemos o privilégio de viver a alegria da salvação. Não são poucas as pessoas que se converteram a Cristo, mas ainda estão vivendo debaixo do jogo da ansiedade, pois vivem excessivamente preocupadas, angustiadas, com medo: medo de faltar alguma coisa, medo de perder o emprego, medo de ficar doente, medo padecer necessidades, etc… Qual é a raiz da sua ansiedade? Hoje o Senhor que te libertar desta prisão. Hoje é o dia que Deus marcou para quebrar este jugo na sua vida. “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei {…} Aprendei de mim {…} e encontrareis descanso para vossa alma”. Mantenha o bom ânimo, pois o Senhor Jesus nos fortalece para prevalecer, você não depende das circunstâncias para ser feliz, pois fiel é aquele que prometeu. “Eu estarei convosco todos os dias (sejam dias maus ou não, Ele jamais desampara os Seus). Manter o bom ânimo é uma questão de decisão! Decidir pelas promessas de Deus, decidir confiar em Sua palavra, decidir não olhar atrás, decidir não olhar para aquilo que nos deprime, decidir arrancar do coração toda dúvida. “Não andeis ociosos por coisa alguma…” Pela oração {…} pela súplica {…} sejam vossas petições conhecidas diante de Deus”

2. Mantenha a alegria – É evidente que há dias em não temos motivos para nos alegrar. A palavra de Deus não diz que há um tempo de alegria, há um tempo de choro…” Sabemos que é impossível nesta vida não passar por dias maus. Mais quando depararmos com dias difíceis em nossa vida, precisamos estar preparados para enfrenta-los (Efésios 6:13). Você não pode se prender às coisas ruins que aconteceram em sua vida. Não permita que a sua mente permaneça escrava das coisas ruins que aconteceram, isto lhe tornará uma pessoas infeliz, amarga, rancorosa, e resistente ao agir de Deus. Vasculhe o seu coração e tire de lá tudo aquilo que provocou e continua provocando angústia na sua alma. (Salmos 139:23,24). A alegria do Senhor é o antídoto que combate a ansiedade, esta foi a direção do apostolo Paulo a igreja de filipos: “regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo: regozijai-vos (Fil. 4:4). Mesmo em aflições podemos manter a nossa alegria no Senhor.

Para vencer a ansiedade, renove o seu bom ânimo e a sua alegria de servir ao Senhor. Paulo revela o caminho para vencer ansiedade: Renove a sua mente, renove sua maneira de pensar, traga a memória aquilo que lhe traz esperança. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fil. 4:8).

Apóstolos Ivanildo e Cássia
17/09/2017. “2017 – A Minha Família no Altar”
Acesse: www.bna12.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 Top