18/10/2015 – A vitória da Graça mediante a Manifestação do Espírito de Vida – Parte III
Por Comunicação BNA | 331 Visualizações | 19/10/15

oracao-2014

Sem. 18 a 24/10/15
Rm. 8: 15 – 27

Ainda em continuidade ao estudo do capítulo 8, do livro aos Romanos, tendo em vista a riqueza de seu conteúdo, pois este texto apresenta as grandes ações de Deus em nosso benefício. No estudo anterior vimos que o Espírito de Vida nos livra do domínio do pecado, e nos dirigi em todo o caminho. Hoje, continuaremos destacando mais alguns aspectos da manifestação da graça de Deus, por meio do Espírito de vida em Cristo Jesus.

1) O Espírito de Vida nos Vivifica – O Espírito de vida habita em nós, Ele foi derramado em nossa vida, e por meio da Sua manifestação as obras da carne são mortificadas e o nosso espírito vivificado. A ação do Espírito de Vida tem como propósito restaurar a comunhão entre o homem e Deus, pois sem esta intervenção seria impossível essa comunhão, visto que o homem sem Cristo está morto em seus delitos e pecados. Portanto, se somos guiados pelo Espírito, não somos mais devedores a carne para vivermos debaixo do seu jugo, pois não recebemos o espírito de escravidão, mas como diz as escrituras: recebemos o Espírito de Adoção, pelo qual chamamos Aba, Pai. (A palavra “aba” vem do aramaico e quer dizer meu papaizinho, expressando intimidade). Agora vivificados passamos a desfrutar da condição de filhos “No entanto, a todos os que receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (Jo. 1:12). Como filhos de Deus recebemos a condições de co-herdeiro de Cristo, portanto, se padecemos neste mundo, passando por adversidade, aflições e perseguições é certo que se com Ele padecemos também com Ele reinaremos. (Rm. 8:17).

2) O Espírito de Vida nos Fortalece – Sabemos que em nosso caminho encontramos muitos desafios difíceis de serem vencidos, e que se não fora a manifestação poderosa do braço forte do Senhor certamente não resistiríamos. Jesus disse que o Espírito Santo viria e nos ajudaria em todas as circunstâncias, pois não ficaríamos sozinhos, O Espírito de Vida se manifestou e continuará caminhando conosco em todo tempo sempre pronto para nos socorrer nos momentos e nas situações de fraquezas, “O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas”. É preciso lembrar que embora sejamos novas criaturas, ainda somos humanos e lutamos contra o pecado, e nesta luta diária recebemos forças por meio do Seu agir em nossa vida para resistir às tentações e fraquezas da nossa alma. O cristão sempre vai poder contar com a ajuda do Espírito Santo para se manter fiel nos propósitos de Deus. O apostolo Paulo ao escrever a Timóteo o exortou a se manter fiel, procurando ser exemplo dos fies, e para esta difícil tarefa ele teria que contar com o auxílio do Espírito de vida que habita em nós. “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós” (2 Tm. 1:13,14). Outra fraqueza que gostaria de destacar neste ponto é a falta de sabedoria para orar. Muitas vezes não sabemos orar como convém, não são poucas as vezes que pedimos algo a Deus sem ao menos saber se realmente aquilo que estamos pedindo é o melhor para nós, é neste momento que também recebemos a valiosa ajuda do Espírito Santo que nos auxilia em nossa orações. “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos”. (Rm. 8:26,27).

17/10/15. “Restaurando o Altar para Legitimar uma Colheita Fiel”
Aplos. Ivanildo e Cássia Beatriz – BNA
www.bna12.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 Top